**Data para realização do evento ainda não confirmada, aguardamos os desdobramentos das ações ao combate do COVID-19

Quais as demandas e desafios para atuação na medicina veterinária do coletivo?

Como manejar as populações de cães e gatos em áreas urbanas?

Como humanizar os serviços de controle de zoonoses que envolvam os animais de estimação?

A Medicina Veterinária do Coletivo (MVC) é uma nova área multidisciplinar da Medicina Veterinária que utiliza conhecimentos da Saúde Coletiva, da Medicina de Abrigos e da Medicina Veterinária Legal  para promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos, família, comunidades e entorno, considerando os animais como parte integrante e indissociável dessas representações e gerando diversas possibilidades de interação com outras disciplinas e novas áreas para atuação do profissional. O manejo populacional humanitário e sustentável de cães e gatos (MPCG) em áreas urbanas é um dos grandes desafios da MVC, sendo um problema para saúde coletiva e medicina de abrigos, com consequências também legais. A medicina de abrigos engloba toda a política interna desses locais, incluindo protocolos para a admissão de animais, programas preventivos, ressocialização e educação (adestramento) para que os animais sejam reintroduzidos na sociedade sem representarem riscos. O enfoque da Medicina Veterinária Legal na MVC abrange, principalmente, as questões que envolvem os maus-tratos aos animais.

O Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal (Curso FOCA) foi criado pelo Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC) em 2004 e já capacitou 3.500 profissionais da América Latina e Portugal. O curso é voltado para todos os profissionais que trabalham, direta ou indiretamente, com as interações humano, animal e ambiente nas mais diversas áreas (saúde, meio ambiente, educação, assistência social, comportamento animal, etc): médicos-veterinários, biólogos, zootecnistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros; gestores, funcionários administrativos, educadores, agentes de saúde (zoonoses e de endemias), funcionários que realizam o manejo de cães e gatos, atuando no recolhimento (captura) e nas atividades de manutenção em canis ou gatis; protetores de animais, entre outros. 

Devido às crescentes demandas legais de diversas cidades e estados brasileiros quanto à proibição da eliminação de animais sadios para fins de controle populacional, além das demandas sociais e técnicas para a medicina de abrigos e medicina veterinária legal,  o Curso FOCA foi renovado e incluiu, a partir de 2016, o Curso de Medicina Veterinária do Coletivo.  

O Curso está estruturado em quatro eixos principais: Saúde Coletiva e Medicina Populacional; Etologia e Manejo Populacional; Bioética e Medicina Veterinária Legal, e Oficial de Controle Animal. 

Carga horária total: 40 horas

Público alvo: profissionais da saúde, meio ambiente, educação e assistência social de diferentes setores (público, privado e organizações não governamentais); professores, graduandos, pós-graduandos, residentes.

Local do Curso: Auditório do Hospital Veterinário Público –  Unidade Parque Industrial Mazzei –

Av. Professor Lourenço Belloli, 1480 Parque Industrial Mazzei, Osasco-SP.

Programa Preliminar (sujeito a alterações sem aviso prévio):

Investimento:

Preencha a FICHA DE INSCRIÇÃO https://forms.gle/bt5FpnHNNFuxpwvb8 

Em seguida faça o depósito bancário: Itaú, agencia 0237, CC 55152-8, Instituto Técnico de Educação e Controle Animal. Envie o comprovante para o email: cursos@itecbr.org . Os valores poderão ser parcelados em até 3 vezes. No caso de parcelamento, envie todos os comprovantes.

Empenho: Envie a Nota de Empenho para cursos@itecbr.org  .Inclua as seguintes informações: qual a data para a emissão da Nota Fiscal; qual a descrição que deve constar no corpo da NF. Enviar Nota de empenho até dia 10/06/2020.

Dados do ITEC: Instituto Técnico de Educação e Controle Animal. CNPJ 07248851000105. Rua Mal Olímpio Mourão Filho 64, Butantã, São Paulo, SP. CEP 5352080.

Certidões negativas e outros documentos do itec: Acesse o link: https://cutt.ly/8tuDUnI

Medicina de Abrigos - Projeto de Pesquisa (Venha nos ajudar!)
Estão abertas as submissões de trabalhos para Pré-Conferência de Medicina do Coletivo, Recife-PE